segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A Visão tornou-se Verde

A última edição da revista semanal "Visão" foi totalmente dedicada ao ambiente. Retratando vários aspectos relacionados com a preservação da natureza e do meio ambiente, esta edição pretende ter repetição todos os anos "sempre com um carácter verdadeiramente excepcional e único".

Os Reciclas deliciaram-se com esta edição nº 674 que saiu dia 25 de Outubro e com base em muitas das reportagens aí apresentadas vão basear-se para futuras campanhas e trabalhos, sempre procurando as boas práticas de modo a tornar o mundo cada vez mais verde. Para que isto possa ser uma realidade, é preciso ter... Visão.



Visão Verde

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O Pólo Norte


O Pólo Norte, tem vindo a sofrer desde há décadas, várias alterações no climáticas, sendo esta situação muito grave.

Se o gelo derreter e o nível da água do mar subir, os continentes podem ficar submersos, querendo isto dizer que provocará milhares de mortes e milhares de desalojados.

Para que não aconteça esta catástrofe, o primeiro passo é prevenir. Podemos fazê-lo utilizando carros híbridos, não poluir a atmosfera com o fumo das fábricas, deixando de usar pesticidas, realizando a separação de materiais recicláveis colocando-os num Ecoponto, etc.

Por favor, vamos ajudar o nosso planeta. O Pólo Norte não pode perder mais gelo. Muito obrigado pela sua colaboração.

Os Reciclas,
Regina e Tatiana

Conectando Mundos 2007-2008 - As alterações climáticas


O aquecimento global do planeta não afecta todo o Mundo de igual forma. Nem todos temos a mesma responsabilidade por esta realidade.

Existe uma profunda injustiça nos impactos provocados pelas alterações climáticas. Foram os países ricos que provocaram o flagelo, depois de décadas a emitir gases com efeito de estufa.

Enquanto isso, os países menos desenvolvidos sofrem as consequências mais directas: secas, fome e doenças.

Lutar contra as alterações climáticas significa combater a pobreza e a desigualdade. Esta proposta analisa as consequências do aquecimento global nas comunidades mais vulneráveis e procura encontrar medidas para enfrentar as alterações climatéricas.

http://www.conectandomundos.org/index.asp?id=4

O Blackle

Quando o monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts.

Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.
Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano.

Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura do seu motor de busca chamada blackle.com que funciona exactamente igual à versão original, mas consome menos energia.

Usem e abusem em
http://www.blackle.com/

O Relógio do Mundo



O Relógio do Mundo, ou do inglês Worldclock, é um sítio na Internet onde podemos visualizar, em tempo real e numa estimativa baseada em dados reais, do que está acontecer neste momento em todo mundo. Podemos verificar aqui qual a população mundial, o número de nascimentos, de mortes, de acidentes, de doenças contagiosas, de casamentos, de divórcios e, o que mais interessa aos Reciclas, a temperatura da terra, espécies extintas, hectares de floresta que desapareceu, barris de petróleo, carros produzidos, bicicletas produzidas e computadores produzidos. Todos estes dados podem ser visualizados por ano, por mês, por semana, por dia ou até desde o momento que entrarmos neste sítio.

Aqui fica a ligação:

http://www.poodwaddle.com/worldclock.swf

A camada de ozono - um problema de todos

Desde há relativamente pouco tempo - 1974 - que as atenções e as preocupações, a nível mundial, se estão a virar para uma forma de poluição cujos efeitos são a destruição da camada de ozono existente na atmosfera.

Alarmados com esta nova forma de poluição, vários países têm realizado reuniões a nível internacional, onde o problema, depois de bem analisado, tem motivado a adopção de medidas que defendam a camada de ozono.

Portugal também está preocupado. Tem participado em várias conferências diplomáticas, onde o assunto do ozono é discutido, e está a tomar parte numa acção que visa a sua protecção.

A Direcção Geral da Qualidade do Ambiente, por exemplo, publicou um folheto de informação que enviou para as escolas. É que não são apenas as indústrias e seus administrativos que devem ser sensibilizados para este problema, mas sim toda a população.

Nós, Os Reciclas, também estamos a realizar iniciativa de modo a sensibilizar os alunos da nossa escola para que protejam o ambiente para todos termos um Mundo melhor e mais limpo!!!

Os Reciclas,
Luciana, Sandra e Sara

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Os Reciclas - versão 2007/2008

Os Reciclas começam um novo ano lectivo cheios de força!


E quem são eles? A turma do 9º1 da Escola EB 2,3 de Sande.