terça-feira, 11 de dezembro de 2007
CarbonoZero
O que é o CarbonoZero? CarbonoZero é o instrumento que permite a cidadãos e empresas concretizar a responsabilidade ambiental e, simultaneamente, construir uma nova floresta em Portugal.
Combater as alterações climáticas significa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Se o problema pertence a todos, a solução também. Existe uma responsabilidade sobre o clima que pode e deve ser assumida de forma voluntária.
Todos nós, indivíduos e empresas, contribuímos para o fenómeno do aquecimento global: com a energia que consumimos em casa, nos edifícios de escritórios e nos processos produtivos; com as nossas opções de transporte, com os resíduos que produzimos…
http://www.carbono-zero.com/
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
A preocupação ambiental
Brasil, país irmão de Portugal, ficou em segundo lugar no ranking de preocupação com o meio ambiente atrás apenas dos indonésios, 75% dos quais afirmaram estar preocupados com o tema.
Os Mexicanos foram os terceiros da lista dos mais preocupados com o meio ambiente (71% se disseram preocupados com o tema), seguidos por indianos e chineses (65% ambos).
A poluição ambiental ganhou mais destaques do que problemas como a pobreza e conflitos políticos, entre os cerca de 200 jovens de 8 a 24 anos de idade entrevistados em cada um dos países.
A pesquisa global mostra que o meio ambiente é uma preocupação de jovens internacionalmente, disse o director-gerente da MTV da Grã-Bretanha, David Lynn.
Mas ele lamentou que a preocupação dos jovens nos países mais industrializados – os mais poluentes – tenha sido menor que nos países emergentes.
Apenas 44% dos jovens britânicos se declararam preocupados com a poluição ambiental. Já os americanos foram os menos preocupados com o tema: 36% lhe deram importância.
E inviável que as pessoas que vivem em países menos desenvolvidos que a Grã-bretanha estejam tão à frente em termos de considerações sobre o perigo em que nos encontramos se não ajudarmos a combater a mudança climática.
Lançamos aqui uma sondagem portuguesa: devemos estar preocupados com o Ambiente?
Os Reciclas,
Eduardo Valente, João Tomás, José Ramalho, Nelson Vieira e Paulo Sousa
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
A Visão tornou-se Verde
Os Reciclas deliciaram-se com esta edição nº 674 que saiu dia 25 de Outubro e com base em muitas das reportagens aí apresentadas vão basear-se para futuras campanhas e trabalhos, sempre procurando as boas práticas de modo a tornar o mundo cada vez mais verde. Para que isto possa ser uma realidade, é preciso ter... Visão.
Visão Verde
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
O Pólo Norte
Se o gelo derreter e o nível da água do mar subir, os continentes podem ficar submersos, querendo isto dizer que provocará milhares de mortes e milhares de desalojados.
Para que não aconteça esta catástrofe, o primeiro passo é prevenir. Podemos fazê-lo utilizando carros híbridos, não poluir a atmosfera com o fumo das fábricas, deixando de usar pesticidas, realizando a separação de materiais recicláveis colocando-os num Ecoponto, etc.
Por favor, vamos ajudar o nosso planeta. O Pólo Norte não pode perder mais gelo. Muito obrigado pela sua colaboração.Os Reciclas,
Regina e Tatiana
Conectando Mundos 2007-2008 - As alterações climáticas
O aquecimento global do planeta não afecta todo o Mundo de igual forma. Nem todos temos a mesma responsabilidade por esta realidade.
Existe uma profunda injustiça nos impactos provocados pelas alterações climáticas. Foram os países ricos que provocaram o flagelo, depois de décadas a emitir gases com efeito de estufa.
Enquanto isso, os países menos desenvolvidos sofrem as consequências mais directas: secas, fome e doenças.
Lutar contra as alterações climáticas significa combater a pobreza e a desigualdade. Esta proposta analisa as consequências do aquecimento global nas comunidades mais vulneráveis e procura encontrar medidas para enfrentar as alterações climatéricas.
O Blackle
Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.
Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/hora por ano.
Usem e abusem em http://www.blackle.com/
O Relógio do Mundo
O Relógio do Mundo, ou do inglês Worldclock, é um sítio na Internet onde podemos visualizar, em tempo real e numa estimativa baseada em dados reais, do que está acontecer neste momento em todo mundo. Podemos verificar aqui qual a população mundial, o número de nascimentos, de mortes, de acidentes, de doenças contagiosas, de casamentos, de divórcios e, o que mais interessa aos Reciclas, a temperatura da terra, espécies extintas, hectares de floresta que desapareceu, barris de petróleo, carros produzidos, bicicletas produzidas e computadores produzidos. Todos estes dados podem ser visualizados por ano, por mês, por semana, por dia ou até desde o momento que entrarmos neste sítio.
Aqui fica a ligação:
http://www.poodwaddle.com/worldclock.swf
A camada de ozono - um problema de todos
Alarmados com esta nova forma de poluição, vários países têm realizado reuniões a nível internacional, onde o problema, depois de bem analisado, tem motivado a adopção de medidas que defendam a camada de ozono.
Portugal também está preocupado. Tem participado em várias conferências diplomáticas, onde o assunto do ozono é discutido, e está a tomar parte numa acção que visa a sua protecção.
A Direcção Geral da Qualidade do Ambiente, por exemplo, publicou um folheto de informação que enviou para as escolas. É que não são apenas as indústrias e seus administrativos que devem ser sensibilizados para este problema, mas sim toda a população.
Nós, Os Reciclas, também estamos a realizar iniciativa de modo a sensibilizar os alunos da nossa escola para que protejam o ambiente para todos termos um Mundo melhor e mais limpo!!!
Os Reciclas,
Luciana, Sandra e Sara
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Os Reciclas - versão 2007/2008
quarta-feira, 4 de julho de 2007
terça-feira, 19 de junho de 2007
Meteo Alarm
Ora cá está um local para estar sempre de olho em cima!
Aqui podemos ver se corremos algum risco ou não, antes de sairmos de casa. Mas o que nos dá mesmo esta página? Avisa com antecedência e toca o alarme em caso de chuva, cheias e de calor extremo, de modo a prevenir catástrofes naturais na Europa.
Consultem em http://www.meteoalarm.eu/
quinta-feira, 14 de junho de 2007
Resultados Finais!
Assim, na iniciativa "Por Uma Escola Melhor" o vencedor é... o 6º2! Parabéns pelo excelente trabalho realizado!
Na iniciativa "Tampinhas" a turma que mais recolheu tampas de plástico foi... o 7º2! Parabéns para esta turma também!
Como prémio, estas turmas conjuntamente com a turma responsável pelos Reciclas, o 9º3, vão ao AquaParque de Amarante no próximo dia 2 de Julho. Que aproveitem e desfrutem o merecido prémio!
Para o ano há mais actividades, estejam atentos!
sexta-feira, 8 de junho de 2007
Live Earth 2007
quinta-feira, 24 de maio de 2007
A Escola no Wikimapia
O que é o Wikimapia? Acessível a partir de http://www.wikimapia.org/, aqui qualquer utilizador pode localizar e identificar espaços, privados ou públicos. Mas ainda mais que isso, é possível introduzir informação textual e gráfica relacionada com o espaço identificado.
Aqui estamos nós:
domingo, 13 de maio de 2007
Projecto Separar Vai Colar II
Os Reciclas também apoiam o Projecto Separar vai Colar...
Em que consiste?
Consiste em dar prémios às pessoas que separam o lixo em casa. Vencem de prémios mediante a colocação de um autocolante (ver imagem) nas embalagens, correspondendo a um número de telefone. A partir daqui habilitam-se a um prémio.
A que prémios se habilitam as pessoas que participam?
As pessoas habilitam-se a ganhar relógios, leitores de MP3, pen drives de 1 GB e ecopontos familiares.
Os Reciclas,
João e Rafael
O que é a reciclagem?
-A reciclagem é o processo de reaproveitamento de metais, plásticos, papéis, vidros, ou qualquer outro material, orgânico ou inorgânico, recuperando-o ou retransformando-o para aproveitamento ou novo uso. O processo pode ser industrial ou artesanal. Caso não sejam reaproveitados, esses materiais, normalmente tratados como lixo ou dejectos, tendem a causar sérios problemas ambientais.
-A reciclagem pode prolongar a vida de um material dando-lhe um novo uso, por exemplo, ao transformar artesanalmente produtos considerados como lixo em artigos de uso quotidiano ou de adorno. Uma garrafa PET (Poli Tereftalato de Etila ou poliéster) pode ser transformada industrialmente em fios que mais tarde serão utilizados na confecção de roupas.
Os Reciclas,
Graciete Soares, Márcia Teixeira e Carolina Andrade
Como podemos reciclar o papel?
Podemos reciclar o papel assim:
Precisamos dos seguintes materiais:
• papel e água
• bacias: rasa e funda
• balde
• moldura de madeira com tela de nylon ou peneira
• moldura de madeira vazada (sem tela)
• liquidificador
• jornal ou feltro
• pano
• esponjas ou trapos
• corda e molas
• prensa ou duas tábuas de madeira
• peneira côncava (com "barriga")
• mesa
Como preparar o papel
Preparar a polpa:
Picar o papel e deixar de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer. Colocar água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bater por dez segundos e desligue. Esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. A polpa está pronta.
Fazer o papel:
1. Despejar a polpa numa bacia grande, maior que a moldura.
2. Colocar a moldura vazada sobre a moldura com tela. Mergulhar a moldura verticalmente e deitá-la no fundo da bacia.
3. Suspendê-las ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Esperar que o excesso de água escorra para dentro da bacia e retirar cuidadosamente a moldura vazada.
4. Virar a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano.
5. Tirar o excesso de água com uma esponja.
6. Levantar a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda húmida sobre o jornal ou morim.
Prensar as folhas
Para que as folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, fazer pilhas com o jornal da seguinte forma:
• Empilhar três folhas do jornal com papel artesanal. Intercalar com seis folhas de jornal ou um pedaço de feltro e colocar mais três folhas do jornal com papel. Continuar até formar uma pilha de 12 folhas de papel artesanal.
• Colocar a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Em substituição da prensa, pôr a pilha de folhas no chão e pressionar com um pedaço de madeira.
• Pendurar as folhas de jornal com o papel artesanal nas cordas esticadas até que sequem completamente. Retirar cada folha de papel do jornal ou morim e fazer uma pilha com elas. Colocar esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.
Os Reciclas
Eduardo Silva e Hélder Silva
sexta-feira, 11 de maio de 2007
A Poluição do Solo
A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias, quando, no final de um agradável dia de Verão passado à beira-mar, regressam às suas casas mas deixaram os restos e os lixos na areia. Como pederemos ajudar?
Medidas de Protecção da Natureza:
.Diminuir a quantidade de gases que se enviam para a atmosfera;
.Diminuir a quantidade de adubos, pesticidas e herbicidas que se usam na agricultura, que poluem os solos e contaminam os lençóis de água;
.Proteger as águas, procurando tratar e despoluir os esgotos e as águas que vêm das fábricas;
.Cuidar os lixos domésticos e outros que degradam e poluem o ambiente;
.Reciclar e reutilizar o papel, o vidro, etc., utilizando-o no fabrico de outros objectos em vez de o abandonar em lixeiras;
.Limpar rios, poços, florestas, etc.;
.Evitar o desperdício de água.
Os Reciclas,
Madalena e Marina
Os reciclas foram a Serralves!
No dia 27 de Abril, Os Reciclas foram ao Museu de Serralves em conjunto com outra turma do 9º ano da escola . Antes da visita ao Museu, fomos passear pelo parque de Serraves que nos deixou completamente cativados pela sua beleza e dos seus enormes jardins. Observamos que existe aí um grande cuidado com o ambiente e asua preservação.
É um parque lindo e o cuidado paisagístico é enorme, sendo visitado por algumas escolas do país pois a sua beleza é atraente.
Os Reciclas,
João Ferraz e Joel Pinto
O que é a REBAT?
Junto da escola d'Os Reciclas, a Escola EB 2,3 de Sande, existe um ecoponto. Quem recolhe o material dos ecopontos? A resposta é a empresa "REBAT" que faz a recolha do material a reciclar de alguns concelhos, incluíndo o do Marco de Canaveses.
Então vamos lá saber um pouco mais sobre a REBAT.
O Aterro Sanitário do Baixo Tâmega, com a implementação do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Baixo Tâmega, permitiu encerrar as 10 lixeiras existentes nos municípios abrangidos, diminuindo os graves impactes ambientais e perigos para a saúde pública decorrentes da decomposição não controlada de resíduos. A actividade da REBAT inclui a implantação de um sistema de recolha selectiva dos resíduos sólidos urbanos produzidos na região, com 360 Ecopontos e uma Estação de Triagem e o desenvolvimento das infra-estruturas necessárias para efectuar o tratamento e dar um destino final adequado aos mesmos, nomeadamente um Aterro Sanitário e duas Estações de Transferência. Ao promover a protecção dos ecossistemas e a segurança da saúde pública, a criação deste Sistema Multimunicipal veio potenciar a revalorização ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população desta região.
Os Reciclas,
Helena e Marcelo
Como podemos reciclar o vidro?
Os Reciclas,
Zé e Davide
terça-feira, 17 de abril de 2007
O QUE É O PROJECTO “POR UMA ESCOLA MELHOR”?
Este projecto, proposto pel’ Os Reciclas/Clube do Ambiente, tem como objectivo principal sensibilizar os alunos desta escola para os problemas relacionados com o ambiente, qualidade dos espaços, higiene e, claro, a temática da reciclagem.
O projecto divide a escola por zonas, cabendo a cada turma cuidar e tratar do espaço indicado numa planta da escola. É desenvolvido nas aulas de Formação Cívica, Área Projecto ou Aulas de Substituição. O Director de Turma realiza um pequeno projecto conjuntamente com os alunos, que passará por esculturas, pinturas, jogos didácticos para pintar no chão, quadros para as paredes, etc. a desenvolver na sua zona. O projecto servirá também para os trabalhos serem desenvolvidos noutras disciplinas e/ou em Aulas de Substituição.
Os alunos deverão manter a sua zona agradável e limpa de modo a tornar o espaço mais bonito. Deverão zelar pela sua zona e fazer com que os outros respeitem o seu espaço, impedindo que o estraguem ou sujem. Deverão também denunciar ao Director de Turma situações que considerem negativas.
Só assim teremos uma Escola Melhor e com mais qualidade!
A turma do 9º3, Os Reciclas, irá proceder a uma avaliação mensal por turma, onde, no final do ano lectivo, haverá prémios para os melhores!
Esta iniciativa decorre desde o primeiro período e a pontuação em Março era a seguinte:
1º Lugar - 6º2
2º Lugar - 5º1, 6º1 e 9º2
sexta-feira, 13 de abril de 2007
Dez Coisas a Fazer
01 - Mudar uma lâmpada
Substituir uma lâmpada normal por uma lâmpada florescente poupa 68 Kg de carbono por ano.
02 - Conduzir menos
Caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carro ou usar os transportes públicos com mais frequência. Poupará 0,5 Kg de dióxido de carbono por cada 1,5 Km que não conduzir!
03 - Reciclar mais
Pode poupar 1.000 Kg de dióxido de carbono por ano reciclando apenas metade do seu desperdício caseiro.
04 - Verificar os pneus
Manter os pneus do carro devidamente calibrados pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3 %. Cada 4 litros de combustível poupado retira 9 Kg de dióxido de carbono da atmosfera!
05 - Usar menos água quente
Aquecer a água consome imensa energia. Usar menos água quente instalando um chuveiro de baixa pressão poupará 160 Kg de CO2 por ano e lavar a roupa em água fria ou morna poupa 230 Kg por ano.
06 - Evitar produtos com muita embalagem
Pode poupar 545 Kg de dióxido de carbono se reduzir o lixo em 10 %.
07 - Ajustar o termostato
Acertar o termostato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode poupar cerca de 900 Kg de dióxido de carbono por ano.
08 - Plantar uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante a sua vida.
09 - Seja parte da solução
Aprenda mais e torne-se activo em http://climatecrisis.net/climatecrisis.net.
10 - Espalhe a mensagem!
Incentive os amigos a ver "Uma Verdade Inconveniente"
segunda-feira, 26 de março de 2007
Os Reciclas foram ao Cinema
O filme era "Uma Verdade Inconveniente" e o município convidou todas as escolas do concelho para, durante a semana dedicada ao ambiente, visualizarem o documentário de Al Gore nos Cinemas da Praça da Cidade.
O resultado foi positivo com uma grande aderência por parte de todas as escolas. Por isso, Os Reciclas estiveram lá a dar o seu contributo! O próximo passo vai ser a realização de uma reflexão sobre o filme com trabalhos que serão expostos em data a definir, num dos espaços do município.
sexta-feira, 2 de março de 2007
Até assusta!
Nos estudos efectuados por super-computadores com análises ao aquecimento global e o descongelamento dos pólos, verificaram que em todo o planeta grande parte das cidades junto ao mar vão desaparecer e mudar radicalmente os limites actuais dos países que conhecemos. No caso do nosso dá para ter uma imagem disso... até assusta!
Quem são Os Reciclas?
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007
Ecoline
O projecto ECOLINE - Conhecer mais para Mudar melhor traduz-se em três objectivos de níveis diferentes e relacionados entre si: fornecer informação sobre o ambiente, contribuir para a comunicação ambiental e promover a cidadania ambiental.
Para conhecer mais sobre este projecto é só clicar em Ecoline nos nossos links.
Uma Verdade Inconveniente
A Humanidade está sentada numa bomba relógio em funcionamento. Se a vasta maioria dos cientistas mundiais estiver correcta, nós só temos dez anos para prevenir uma catástrofe maior que pode enviar o planeta inteiro para uma espiral de destruição envolvendo alterações extremas do clima, cheias, secas, epidemias e uma onde calor mortal sem precedentes.
Esta é a principal mensagem que o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore pretende transmitir nas palestras que tem realizado em todo o mundo e a luta que tem travado contra o aquecimento global.
Nos links d'Os Reciclas é só procurar por Uma Verdade Inconveniente.
Ano Polar Internacional
Graças ao aquecimento global, o planeta está a dar uma volta, que muitos dizem ser de sentido único.
Por isso, mais de 50 mil pessoas de 60 país, incluindo Portugal, vão participar no Ano Polar Internacional, um mega programa científico, centrado nas alterações climáticas e que podemos conhecer melhor nesta página.
Para tal é só clicar em Ano Polar Internacional nos nossos links.
domingo, 25 de fevereiro de 2007
Breathing Earth
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007
terça-feira, 13 de fevereiro de 2007
O início...
Os Reciclas.