quinta-feira, 26 de março de 2009

Respiração da Terra


Earth Water - A Água da Terra


Já arrancou em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade. A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.

Ao nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboração da Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTF Partners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo.

Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água».

Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável. Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.

"Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas, 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a uma doença relacionada com a água.
Com a criação da Earth Water pretendi fazer a diferença e melhorar estas estatísticas assustadoras. Ao desenvolver o conceito "You Never Drink Alone" ambiciono criar uma solução para a falta de água mundial". (texto extraído da página de Internet)


Os Reciclas

The Animals Save the Planet


The animals save the planet é uma página na Internet que nos dá acesso a vários vídeos que nos ajudam a corrigir as diversas atrocidades que a humanidade comete contra o planeta terra e o ambiente.

Podemos reparar que os animais escolhem sempre o melhor para o ambiente, ou seja, o que não polui. Os animais adoptam ideias sensatas mas que a maioria das pessoas não as utiliza. Um exemplo disto é o vídeo que apresenta pinguim a pedalar para que a luz de uma lâmpada se acenda e que, se for utilizada uma lâmpada de baixo consumo não necessita de fazer tanto esforço, ou seja, gasta menos energia. É possível verificar também que os animais preferem as bicicletas aos camiões ou aos automóveis, pois estes produzem gases tóxicos. 



Os vídeos para além de passarem uma boa mensagem para um ambiente melhor, são também muito divertidos.  

Podem visitar a página em www.animalssavetheplanet.com para verem como podemos ajudar o nosso planeta a ser um melhor lugar para viver.

Os Reciclas,

Marta e Ana Rita

domingo, 15 de março de 2009

Canstruction

Canstruction é uma página na Internet onde podemos ter acesso a diversas obras-primas realizadas por Engenheiros, Arquitectos e estudantes, em plena América do Norte. São concebidas através da utilização de latas, resultando em projectos bastante interessantes e originais.

Estes são expostos posteriormente ao público em cada cidade onde são criados.

No final de cada evento as latas e as respectivas obras de arte são doadas a instituições de caridade. Actualmente já foram doados dez milhões de quilos de comida com o contributo de pessoas solidárias com as causas humanitárias.

Aqui ficam alguns exemplos de obras que podes encontrar na página da Internet.

 

E aqui está a ligação - http://www.canstruction.com/

Os Reciclas,

Cristina Azevedo e Joana Silva

Programa de reciclagem de rolhas de cortiça


O programa de reciclagem de rolhas de cortiça consiste em “criar Bosques e conservar a Biodiversidade”.

A Quercus com a ajuda da corticeira de Amorim, Modelo/Continente e a Biological, têm como objectivo não só transformar as rolhas de cortiça usadas mas também outros produtos.

O projecto foi construído com base na utilização de circuitos já existentes, o que permite obterem um sistema de recolha sem custos adicionais, o que possibilita que todas as verbas sejam para a plantação de árvores.

As rolhas de cortiça recicladas não servem para produzir novas rolhas mas servirão para muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2.

Podem consultar mais informações em http://www.condominiodaterra.org/port/green.html.

Os Reciclas,

Inês e Joana