quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Escola Electrão








A Escola Electrão é um projecto da Amb3E, com o apoio do Ministério da Educação, destinado às escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e do ensino secundário que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida. Uma oportunidade para professores e alunos trabalharem esta temática nos seus planos curriculares, uma vez que estão disponíveis materiais didácticos e propostas para trabalhos na Área de Projecto.

Os Reciclas, atentos a tudo que diz respeito à reciclagem, está na linha da frente. Já se inscreveu na Escola Electrão e está a trabalhar em material de divulgação.

Se quiserem saber mais, cliquem aqui - http://www.escolaelectrao.pt/

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O que é a Reciclagem?

A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.

As maiores vantagens da reciclagem são a redução da utilização de fontes naturais (muitas vezes não renováveis) e a redução da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O conceito de reciclagem aplica-se apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi feito pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramagem diferente. Isto acontece devido à impossibilidade de fazer com que o material utilizado volte ao seu estado original, transformando-o em uma massa que, no final do processo, resulta num novo material com características diferentes.

Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca será feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se uma fórmula de mistura a partir da areia.

Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de voltar ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.

Noutros casos, felizmente, isso não acontece. A reciclagem do alumínio, por exemplo, não acarreta nenhuma perda das suas propriedades físicas, e pode assim, ser reciclado continuamente.

Os Reciclas,
Marta, Ana Rita, Joana e Inês

Portugal falha metas da reciclagem de plásticos

As embalagens de plástico recicladas no ano passado não foram suficientes para o nosso país cumprir as metas de reciclagem impostas pela União Europeia. Na fileira do vidro e do papel, materiais que os portugueses já se habituaram a separar, a realidade é mais animadora. 

No final do ano passado terminou o prazo dado a Portugal para atingir a meta imposta pela directiva comunitária que obriga a reciclar 25% das embalagens postas no mercado. Esta meta global tem objectivos de 15% para cada tipo de material papel/cartão, vidro e plástico. Nos dois primeiros materiais, o esforço nacional permite alcançar os propósitos. No plástico, apesar do crescimento das retomas de embalagens, os objectivos não serão atingidos.

Os Reciclas,
Ricardo Pinto, Micael, Marcelo e Ricardo Júnior

O que reciclar?

Existem diversos tipos de materiais que podem ser reciclados. No entanto, devemos ter algum cuidado pois existentes materiais que não podem ser reciclados.

Senão, vejamos:

Papel reciclável - Jornais; Folhas de papel; Sacos de embrulho; Revistas e livros sem brilho; Papel de impressora; Papel de fax; Fotocópias; Envelopes; Cartazes velhos; Caixas de cartão.

Papel não reciclável - Revistas e livros em que as páginas são brilhantes; Cartazes publicitários; Papel encerado; Papel carbono; Etiqueta adesiva; Pacotes de leite UHT e de sumos 
Caixas de ovos; Papéis metalizados; Papéis plastificados; Papéis sujos; Guardanapos.

Vidro reciclável - Garrafas; Todas as embalagens de vidro.

Vidro não reciclável - Vidro das janelas; Espelhos; Lâmpadas; Cerâmica; Porcelana; Copos.

Plástico reciclável - Garrafas; Todas as embalagens em plástico; Canos e tubos.

Plástico não reciclável - Cabo de panela; Tomadas; Embalagem de biscoito; Misturas de papel, plástico e metal.

Metal reciclável - Latas de refrigerantes; Latas de conservas; Lata de alumínio.

Metal não reciclável - Embalagens sob pressão; Latas de tinta; Esponjas de aço; Canos.

Os Reciclas,
André Pinto, Bruno Pereira, Pedro Carneiro e Tiago Almeida

Acerca da reciclagem do papel

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5 Mw.hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw.hora de energia.

De acordo com o Departamento de Conservação de Energia dos EUA, a queima de papel produz 8.000 Btu/libra enquanto a reciclagem recupera apenas 2.000 Btu/libra. Isto significa que, para que os processos se equilibrem, o papel teria que ser recuperado como polpa pelo menos 4 vezes, o que é difícil, já que a qualidade da fibra fica comprometida com a sucessão de processamentos.

Os Reciclas,
Eduarda Couto, Gracinda Vieira e Paula Soares

Consequências do aquecimento global

O aquecimento global é um dos problemas mais recentes e que preocupa todo o planeta. Cada vez mais, temos que evitar o aquecimento global! Indicamos por tópicos, todas as nossas preocupações e quais as possíveis consequências do aquecimento global:

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades lituânias;

- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;

- Aumento do número furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;

- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Alerta para o aquecimento global. Toda a ajuda é necessária. Contribuam para um mundo melhor.

Os Reciclas,
Carlos Ribeiro, Cláudia Silva, João Miranda e Sílvia Soares

A importância da reciclagem

A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg.

Ao somar-se toda a produção mundial, os números são assustadores. Uma garrafa de plástico ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para se decompor e se reintegrar ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, leva aproximadamente 80 a 100 anos. Por cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo este material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder as suas propriedades.

Separando todo lixo produzido em nossas casas, evitaremos a poluição e impediremos que a determinados materiais se misturem com os restos de alimentos, facilitando assim o seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos ecopontos ou encaminhado à colecta selectiva que os levará para os centros de triagem.

Os detritos despejados em terrenos baldios acabam também por prejudicar o meio ambiente e gerar graves problemas para a saúde.

Entre também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.

Os Reciclas,
Marta, Inês, Ana Rita e Joana F.
 

Os Reciclas - versão 2008/2009














E cá estão os nossos Reciclas do ano lectivo 2008/2009!

São os alunos da turma do 9º1 da Escola EB 2,3 de Sande em Marco de Canaveses. Estão cheios de energia para abraçar mais um ano repleto de projectos, para a divulgação das boas práticas ambientais e prontos para fazer com que o nosso planeta sejam um "lugar" mais bonito e saudável para todos nós.

Bom ano!

GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça






Sabias que é possível reciclar rolhas de cortiça?

Pois é verdade! Desde dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, que já é possível ir colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.

O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.

O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2! 

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial. 

Procura mais informações em  http://earth-condominium.com/port/green.html

Super Bombi


















O que é o Super Bombi? Se te dissermos que Bombi é diminuitivo de bombeiro... Já ajuda, não?

O Bombi é o super herói que faz coisas muito boas. Ele tem uma atitude de preservação da natureza e sabe que o ambiente depende de todos e dos seus comportamentos, ficando muito frustrado quando não consegue impedir que o fogo ataque na floresta, uma plantinha que seja, é ecologicamente responsável.

Procura mais em http://www.superbombi.pt/.

Aproveita para ouvir a música! É muito curtida!

Ecofoot - calculadora pessoal de pegadas ecológicas






Aqui está um novo sítio na internet  (em Inglês) onde podemos calcular a nossa pegada ecológica. O que isso é? É o modo como cada um pode intervir nas alterações climáticas a acontecer um pouco por todo o mundo.

Actualmente estão disponíveis para consulta os Estado Unidos da América e a Austrália. Mais países serão adicionados brevemente. É só clicar em cima dos países para vermos os nossos hábitos do quotidiano relacionados a utilização dos recursos do nosso planeta.

Aqui está a ligação... http://www.ecofoot.org/