quinta-feira, 1 de novembro de 2007

A preocupação ambiental

Quase três em cada quatro jovens brasileiros (74%) disseram estar preocupados com a questão ambiental em uma sondagem realizada pela rede MTV em 14 países.

Brasil, país irmão de Portugal, ficou em segundo lugar no ranking de preocupação com o meio ambiente atrás apenas dos indonésios, 75% dos quais afirmaram estar preocupados com o tema.

Os Mexicanos foram os terceiros da lista dos mais preocupados com o meio ambiente (71% se disseram preocupados com o tema), seguidos por indianos e chineses (65% ambos).

A poluição ambiental ganhou mais destaques do que problemas como a pobreza e conflitos políticos, entre os cerca de 200 jovens de 8 a 24 anos de idade entrevistados em cada um dos países.

A pesquisa global mostra que o meio ambiente é uma preocupação de jovens internacionalmente, disse o director-gerente da MTV da Grã-Bretanha, David Lynn.

Mas ele lamentou que a preocupação dos jovens nos países mais industrializados – os mais poluentes – tenha sido menor que nos países emergentes.

Apenas 44% dos jovens britânicos se declararam preocupados com a poluição ambiental. Já os americanos foram os menos preocupados com o tema: 36% lhe deram importância.

E inviável que as pessoas que vivem em países menos desenvolvidos que a Grã-bretanha estejam tão à frente em termos de considerações sobre o perigo em que nos encontramos se não ajudarmos a combater a mudança climática.

Lançamos aqui uma sondagem portuguesa: devemos estar preocupados com o Ambiente?


Os Reciclas,
Eduardo Valente, João Tomás, José Ramalho, Nelson Vieira e Paulo Sousa