terça-feira, 17 de abril de 2007

O QUE É O PROJECTO “POR UMA ESCOLA MELHOR”?




Este projecto, proposto pel’ Os Reciclas/Clube do Ambiente, tem como objectivo principal sensibilizar os alunos desta escola para os problemas relacionados com o ambiente, qualidade dos espaços, higiene e, claro, a temática da reciclagem.

O projecto divide a escola por zonas, cabendo a cada turma cuidar e tratar do espaço indicado numa planta da escola. É desenvolvido nas aulas de Formação Cívica, Área Projecto ou Aulas de Substituição. O Director de Turma realiza um pequeno projecto conjuntamente com os alunos, que passará por esculturas, pinturas, jogos didácticos para pintar no chão, quadros para as paredes, etc. a desenvolver na sua zona. O projecto servirá também para os trabalhos serem desenvolvidos noutras disciplinas e/ou em Aulas de Substituição.

Os alunos deverão manter a sua zona agradável e limpa de modo a tornar o espaço mais bonito. Deverão zelar pela sua zona e fazer com que os outros respeitem o seu espaço, impedindo que o estraguem ou sujem. Deverão também denunciar ao Director de Turma situações que considerem negativas.

Só assim teremos uma Escola Melhor e com mais qualidade!

A turma do 9º3, Os Reciclas, irá proceder a uma avaliação mensal por turma, onde, no final do ano lectivo, haverá prémios para os melhores!

Esta iniciativa decorre desde o primeiro período e a pontuação em Março era a seguinte:

1º Lugar - 6º2

2º Lugar - 5º1, 6º1 e 9º2

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Dez Coisas a Fazer

" Dez Coisas A Fazer" foi o alerta lançado pelo Oceanário para ajudar a combater o aquecimento global:

01 - Mudar uma lâmpada
Substituir uma lâmpada normal por uma lâmpada florescente poupa 68 Kg de carbono por ano.

02 - Conduzir menos
Caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carro ou usar os transportes públicos com mais frequência. Poupará 0,5 Kg de dióxido de carbono por cada 1,5 Km que não conduzir!

03 - Reciclar mais
Pode poupar 1.000 Kg de dióxido de carbono por ano reciclando apenas metade do seu desperdício caseiro.

04 - Verificar os pneus
Manter os pneus do carro devidamente calibrados pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3 %. Cada 4 litros de combustível poupado retira 9 Kg de dióxido de carbono da atmosfera!

05 - Usar menos água quente
Aquecer a água consome imensa energia. Usar menos água quente instalando um chuveiro de baixa pressão poupará 160 Kg de CO2 por ano e lavar a roupa em água fria ou morna poupa 230 Kg por ano.

06 - Evitar produtos com muita embalagem
Pode poupar 545 Kg de dióxido de carbono se reduzir o lixo em 10 %.

07 - Ajustar o termostato
Acertar o termostato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode poupar cerca de 900 Kg de dióxido de carbono por ano.

08 - Plantar uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante a sua vida.

09 - Seja parte da solução
Aprenda mais e torne-se activo em http://climatecrisis.net/climatecrisis.net.

10 - Espalhe a mensagem!
Incentive os amigos a ver "Uma Verdade Inconveniente"